EMMET WILLIAMS
( ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – U.S.A.)
Emmett Williams (4 de abril de 1925 - 14 de fevereiro de 2007) foi um poeta e artista visual americano. Ele era casado com a artista visual britânica Ann Noël .
Williams nasceu em Greenville, Carolina do Sul , cresceu na Virgínia , e viveu na Europa de 1949 a 1966. Williams estudou poesia com John Crowe Ransom no Kenyon College , antropologia na Universidade de Paris , e trabalhou como assistente do etnólogo Paul Radin na Suíça .
Como artista e poeta, Emmett Williams colaborou com Daniel Spoerri e o poeta alemão Claus Bremer no círculo de poesia concreta de Darmstadt de 1957 a 1959.
Uma de suas peças notáveis deste período é "Canção de Dúvida em Quatro Direções para Cinco Vozes" ( 1957), em que cinco intérpretes recebem, cada um, uma palavra da frase "Você nunca sabe", e dizem sua palavra de acordo com uma grade em um cartão, acompanhando a batida de um metrônomo: quando um círculo preto aparece no na grade, o performer fala a palavra e, quando nenhum círculo aparece, ele não diz nada. Na performance resultante, a frase central "você nunca sabe" é ofuscada por outras combinações de palavras, como "você sabe" e "bastante". Na década de 1960, Williams foi o coordenador europeu do Fluxus e trabalhou em estreita colaboração com o artista francês Robert Filliou , e membro fundador do Domaine Poetique em Paris, França . Seu trabalho apareceu na revista 0 to 9 , uma publicação de vanguarda que fazia experiências com linguagem e construção de significado. Williams foi amigo de Václav Havel durante seus anos de dissidência. Ele traduziu algumas das obras de Havel para o inglês. Williams foi um artista convidado como professor residente no Mount Holyoke College de setembro de 1975 a junho de 1976.
Os ensaios teatrais de Williams apareceram no Das Neue Forum , Berner Blatter , Ulmer Theatre e outras revistas europeias. Ele traduziu Topographie Anecdotee du Hasard ( An Anecdoted Topography of Chance ) de Daniel Spoerri , colaborou com Claes Oldenburg no Store Days e editou An Anthology of Concrete Poetry , todos publicados pela Something Else Press , que pertencia e era administrada pelo colega artista do Fluxus, Dick. Higgins . De meados da década de 1960 até o início da década de 1970, Williams foi editor-chefe da Something Else Press.
Em 1991, Williams publicou uma autobiografia, My Life in Fluxus - And Vice Versa , publicada pela Edição Hansjörg Mayer, Stuttgart, e reimpressa no ano seguinte pela Thames and Hudson .
Em 1996, ele foi homenageado pelo trabalho de sua vida com o Hannah-Höch-Preis. Ele morreu em Berlim em 2007.
Em 2014, a Edição Zédélé publicou uma reedição de SOLDIER (Reprint Collection, com curadoria de Anne Moeglin-Delcroix e Clive Phillpot), publicada pela primeira vez em A Valentine for Noel (1973) por Something Else Press e Hansjörg Mayer.
Foto e biografia: wikipedia-org.translate.goog
DIMENSÃO. Revista Internacional de Poesia. Ano XV. No. 24. Editor Guido Bilharino, Uberaba, MG: 1995. 150 p.
Ex. na biblioteca de Antonio Miranda
*
VEJA outros POEMAS VISUAIS de diversos poetas em
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/poesia_visual.html
Página publicada em maio de 2024.
|