Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EMMET WILLIAMS
( ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA – U.S.A.)

 

Emmett Williams (4 de abril de 1925 - 14 de fevereiro de 2007) foi um poeta e artista visual americano. Ele era casado com a artista visual britânica Ann Noël .
Williams nasceu em Greenville, Carolina do Sul , cresceu na Virgínia , e viveu na Europa de 1949 a 1966. Williams estudou poesia com John Crowe Ransom no Kenyon College , antropologia na Universidade de Paris , e trabalhou como assistente do etnólogo Paul Radin na Suíça .
Como artista e poeta, Emmett Williams colaborou com Daniel Spoerri e o poeta alemão Claus Bremer no círculo de poesia concreta de Darmstadt de 1957 a 1959.
Uma de suas peças notáveis
​​​​deste período é "Canção de Dúvida em Quatro Direções para Cinco Vozes" ( 1957), em que cinco intérpretes recebem, cada um, uma palavra da frase "Você nunca sabe", e dizem sua palavra de acordo com uma grade em um cartão, acompanhando a batida de um metrônomo: quando um círculo preto aparece no na grade, o performer fala a palavra e, quando nenhum círculo aparece, ele não diz nada. Na performance resultante, a frase central "você nunca sabe" é ofuscada por outras combinações de palavras, como "você sabe" e "bastante". Na década de 1960, Williams foi o coordenador europeu do Fluxus e trabalhou em estreita colaboração com o artista francês Robert Filliou , e membro fundador do Domaine Poetique em Paris, França . Seu trabalho apareceu na revista 0 to 9 , uma publicação de vanguarda que fazia experiências com linguagem e construção de significado. Williams foi amigo de Václav Havel durante seus anos de dissidência. Ele traduziu algumas das obras de Havel para o inglês. Williams foi um artista convidado como professor residente no Mount Holyoke College de setembro de 1975 a junho de 1976.
Os ensaios teatrais de Williams apareceram no Das Neue Forum , Berner Blatter , Ulmer Theatre e outras revistas europeias. Ele traduziu Topographie Anecdotee du Hasard ( An Anecdoted Topography of Chance ) de Daniel Spoerri , colaborou com Claes Oldenburg no Store Days e editou An Anthology of Concrete Poetry , todos publicados pela Something Else Press , que pertencia e era administrada pelo colega artista do Fluxus, Dick. Higgins . De meados da década de 1960 até o início da década de 1970, Williams foi editor-chefe da Something Else Press.
Em 1991, Williams publicou uma autobiografia, My Life in Fluxus - And Vice Versa , publicada pela Edição Hansjörg Mayer, Stuttgart, e reimpressa no ano seguinte pela Thames and Hudson .
Em 1996, ele foi homenageado pelo trabalho de sua vida com o Hannah-Höch-Preis. Ele morreu em Berlim em 2007.
Em 2014, a Edição Zédélé publicou uma reedição de SOLDIER (Reprint Collection, com curadoria de Anne Moeglin-Delcroix e Clive Phillpot), publicada pela primeira vez em A Valentine for Noel (1973) por Something Else Press e Hansjörg Mayer.

Foto e biografia: wikipedia-org.translate.goog

 

DIMENSÃO. Revista Internacional de Poesia.  Ano XV. No. 24. Editor Guido Bilharino,   Uberaba, MG: 1995.   150 p.
Ex. na  biblioteca de Antonio Miranda

 

*
VEJA  outros POEMAS VISUAIS de diversos poetas em
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/poesia_visual.html
Página publicada em maio de 2024.


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar